Nos últimos 2 meses eu comecei a substituir a mamada da tarde da Valentina por Aptamil na mamadeira. De cara ela detestou, mas insistimos e ela foi gostando. Até tentei dar de mamar no peito algumas vezes nesse horário e ela me mordia, brincava e eu acabava dando a mamadeira mesmo.
Aí eu resolvi experimentar dar a mamadeira antes de dormir porque ela estava numa fase MUITO chata de acordar a madrugada toda e deu certo, ela voltou a dormir 8, 10 horas direto.
Eis que essa semana quando fui dar de mamar no peito quando ela acordou e ela recusou. Virou a cara, resmungou, chorou e eu fiz uma mamadeira. Tomou tudo e voltou a dormir.
Então a partir dessa semana com seus quase 10 meses completos eu parei de amamentar.
É um certo alívio não ter que me preocupar de estar por perto para ela mamar, ou na correria passar o dia ser comer e o leite diminuir, ou poder fumar e beber.
É triste ver que ela não depende mais tanto assim de mim, mas de qualquer jeito ainda temos nosso momento juntas quando ela acorda e antes de dormir. É um pouco mais difícil dormir com mamadeira porque o leite não para de sair e ela não pega no sono como no peito, mas ela está acostumando aos poucos.
Até os 6 meses da Valentina eu morria de medo dela provar alguma coisa e recusar o leite. Depois achei que ela não fosse mamar depois dos 8 meses, e no fim ela até me surpreendeu chegando até os 10 meses!
Eu que escolhi dar o leite artificial, nunca consegui tirar leite com bombinha sem ficar dolorida, nem nunca gostei da idéia de congelar leite. Então acho que foi um bom tempo de mamadas e agora eu volto (aleluia!) para meus sutiã sem aberturas, sem protetores de seio, sem ter que me preocupar se a roupa que eu estou dá para amamentar.
E fases novas agora virão!