Lilypie Maternity tickers

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Muita independência para 2 anos!

A Valentina sempre me surpreendeu muito com a vontade (e braveza também) em ser independente em tudo. E eu tenho visto outras crianças na mesma idade que ela que muitas vezes não fazem nem metade do que ela faz!

Desde os 11 meses ela come sozinha. SO-ZI-NHA! No começo ela arrancava a colher da minha mão, aí eu comecei a ficar com uma colher e dar outra para ela. Só que depois de um tempo ela começou a se irritar se eu dava comida na boca e a partir daí começou a comer sozinha. No começo ela virava a colher errado, derrubava um pouco de comida, pegava, comia de novo, uma graça! Até que ela mesma desenvolveu sua técnica e não quis mais ajuda nenhuma. Hoje em dia ela até enrola spaghetti no garfo e fica bem frustrada se cortamos a massa e ela não consegue enrolar!

Na parte de higiene, ela escova o dente sozinha já faz um tempo. Claro, depois damos novamente uma escovadinha para certificar que ficou ok... E agora que estamos tirando a fralda, ela também quer se limpar sozinha! Outro dia ela fez coco, se limpou, limpou o penico, colocou ele na pia para lavar e ainda lavou as mãos!

Ela anda com o banquinho dela para cima e para baixo em casa, alcança a pia do banheiro, a pia da cozinha, a nossa cama, as portas do armário e até as janelas (ainda bem que tem rede!!).

Quando estou limpando a casa, ela corre para pegar a vassoura e o rodo dela, pede um pano e não se contenta se não for colocado o podutu para a limpeza! Eu finjo que coloco e ela sai varrendo a casa e tirando o pó! Até lavar a louça ela quer fazer igual!

Fora isso, ela liga e desliga tv, dvd, muda filme no computador, mexe no celular ...

Antes de dormir ela já sabe que tem que arrumar o quarto e no começo falava "ajuda eu mamãe", mas agora se conformou, guarda tudo e grita CABEI!

Enquanto isso, na barriga da mamãe...

Completei 16 semanas de gravidez, 4 meses! Tudo bem tranquilo, estou mantendo a gravidez muito mais saudável que a primeira, fazendo caminhadas todos os dias, yoga e engordando 1 quilo por mês. Quase sempre sinto o bebê mexer, principalmente de manhã.
A minha barriga está diferente da gravidez da Valentina, não sei se porque eu não tenho engordado tanto como na dela, mas ela está mais baixa e pontuda e não tão arredondada!



Um comentário:

  1. ounnn...claro que levamos em conta a escolinha e os incentivos em casa mas minha neta é realmente precoce em tudo desde bebê, uma lindeza de 'babar' mesmo com as coisas que diz e protesta; agora não adianta nada escrever e descrever o 'barrigão' e se encher de esperança de que está à espera de um menininho pois terás OUTRA MENINA LINDA! Tente outra vez rsrsrsrs

    ResponderExcluir